Template by:
Free Blog Templates

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Preparação e polimento

Considerando que um mícron corresponde a um milésimo de milímetro, você pode imaginar a dificuldade que é preparar os cabos de fibra, emendar fibras partidas e assim por diante. Diferente dos cabos de cobre, que podem ser cortados e crimpados usando apenas ferramentas simples, as fibras exigem mais equipamento e um manuseio muito mais cuidadoso.
Depois de retirada a jaqueta e o kevlar, sobra um fio muito fino, composto apenas pelo cabo de fibra e o revestimento interno (buffer), que é então limpo usando álcool isopropílico e colado ao conector usando uma cola de epoxy ou outro adesivo (de acordo com o conector usado).
Depois de instalado o cabo, é necessário polir a ponta usando um suporte especial e uma sucessão de microlixas, progressivamente mais finas. No final do processo, é recomendável examinar a ponta em um microscópio (existem diversos modelos de microscópios portáteis para examinar cabos de fibra disponíveis no mercado) em busca de imperfeições. Sem esses cuidados, a ponta fica irregular e obstrui a passagem do sinal luminoso, inutilizando o cabo:

O processo de polimento da fibra e o núcleo examinado no microscópio
Ao contrário dos cabos de par trançado, que utilizam 4 pares, os cabos de fibra são compostos por um único par de cabos, um usado para enviar e o outro para receber. Em tese, é possível criar sistemas de transmissão bidirecional usando fibra, usando luz com diferentes comprimentos de onda para enviar e receber, mas na prática o sistema provavelmente acabaria saindo mais caro do que simplesmente utilizar dois cabos.
Para pequenas instalações, acaba sendo mais simples e mais barato comprar diretamente os cabos prontos, já no tamanho desejado. Um cabo de 10 metros de fibra multimodo pode custar menos de 80 reais.


Cabo de fibra com conectores LC

Você pode se perguntar qual seria a vantagem de utilizar fibra óptica para curtas distâncias, já que os cabos de par trançado são suportados tanto no padrão Gigabit Ethernet quanto no 10G. A resposta é que é exatamente por esse motivo que os cabos de fibra óptica ainda não são usados em larga escala em redes locais, apesar de dominarem os links de longa distância. Normalmente, utiliza-se fibra óptica apenas em situações onde os 100 metros máximos do par trançado não são suficientes e o uso de switches ou repetidores para estender o sinal não é viável, ou em casos em que uma migração de longo prazo para fibra óptica está em curso.

0 comentários:

Postar um comentário